Eu gosto de organização. Eu gosto quando as coisas estão no lugar certo, e toda noite eu passo pela casa e ponho coisas no lugar, arrumo as almofadas, e ponho de volta as coisas que aleatoreamente foram parar do outro lado da casa. Os balcões da cozinha são limpos, a louça lavada, e eu respiro fundo.
Apesar dos espaços que ocupamos interferirem diretamente com a nossa saúde, isso não é algo que geralmente pensamos quando pensamos em saúde. Automaticamente pensamos em comida, exercício, toxinas… mas ambientes? Não damos bola. Porém, nossos espaços tem influência direta sobre nossas escolhas. Você já sabe disso, mesmo se nunca pensou assim.
Quantas vezes você já esteve no caixa do mercado e pegou um chocolate? Eles estão lá por um motivo. O mesmo acontece com a nossa cozinha, o que for mais fácil de ver e pegar vai informar suas decisões impulsivas, e da mesma forma, o que não está à vista e de fácil acesso vai te forçar a adicionar um passo na decisão. em outras palavras, se você precisa abrir a geladeira, freezer ou armário, você precisa querer mais do qque se só precisar pegar no balcão.
Se você organizar sua cozinha você organiza sua vida.
Louis Parrish
Imagine só… você passou a manhã fora de casa fazendo mil coisinhas e finalmente chegou em casa e está com fome. Você tem uma geladeira cheia de verduras, carne, frutas, talvez até tenha tudo pra uma grande salada. Mas também tem biscoitos no balcão, e um pacote de batata chips no armário. Como eu disse, você está com fome. Provavelmente vai comer um biscoito, talvez até aluns dos chips, enquanto pica suas verduras e faz sua carne e talvez uma salada. Se os biscoitos e o chips não estivessem ali, suas escolhas automaticamente teriam sido diferentes.
Não me entenda mal, esse post não é sobre o que comer ou não comer, falarei disso outro dia, eu estou simplesmente fazendo a pergunta: sua cozinha está aliada aos seus objetivos?
Há anos eu como de forma consistente, e algumas vezes por ano eu não faço nenhum controle, nossos aniversários (4 por ano), Halloween e o dia de Natal. Nesses 6 dias eu não presto atenção na minha comida, e como (muito, rs) do que cozinhei, comprei, coletei imposto (todo halloween eu coleto imposto de doces), e ganhei e sigo adiante. O que eu sinto nesses 6 dias, sem falta, é energia que vem em ondas. Geralmente dá um alta depois do almoço, e algumas vezes durante a tarde, e toda vez é a mesma coisa, tem um pico de energia e um pouco depois de repente estou exausta e sem ânimo. Porque? Muita comida altamente saborosa. É isso que essas comidas fazem com meu corpo, que já se acostomou a viver de outra forma.
O fato é que essas comidas sempre existem na minha casa. Estão super fáceis de pegar? De jeito nenhum! Como ex-obcecada por açúcar, aprender a ligdar com açúcar foi uma das coisas mais difíceis que já fiz com meu corpo… e não quero ter que fazer tudo de novo. Uma nota… meu relacionamento com o açúcar era MUITO ruim, e meu caminho pessoal para liberdade passou pela eliminação total por um período. Não é uma coisa que todo mundo precisa fazer. Enfim, tenho gotas de chocolate na dispensa, sorvete no freezer, e sobremesas que a família gosta (mas eu não ligo) na geladeira. Mas em lugar nenhum tem o doce que eu realmente amo. Porque no fim… eu sou normal – se for mais fácil comer o que eu mais curto, seja chocolate, biscoito, chips… vou comer isso ao invés de comer algo que vai me apontar pros meus objetivos.
Tenho certeza que você tem seus próprios exemplos desses tipos de comida, e como algumas comidas afetam seu humor, produtividade e energia.
Aqui estão 3 formas fáceis de fazer sua cozinha ser aliada da sua saúde:
1. Deixe a comida mais saudável mais acessível
Se você tem comida no balcão da cozinha, garanta que é a melhor opção pra você, pra que a primeira mensagem que você manda pro seu cérebro quando entra na cozinha é a de uma opção mais saudável. As comidas na altura dos olhos na geladeira e dispensa devem ser as mais saudáveis. Resista a tentação de ter um pote com balas perto da porta, ou uma gaveta de guloseimas no trabalho. O fato é que vamos comer o que estiver mais fácil, então seja intencional no que é mais fácil de alcançar.
2. Evite comer assistindo TV
Por um lado um bom filme pede uma pipoca, ok, mas no dia a dia evite comer assistindo TV. Sempre que possível use estratégias para não comer sem pensar enquanto assiste, por exemplo, escolha comidas menos processadas durante o filme, ou sirva uma porção específica e não volte pra pegar mais. Assistindo TV temos a tendência de comer por distração, sem prestar atenção no volume ou conteúdo do que comemos. Além de opções mais saudáveis e determinar porções, pode ser de grande ajuda ter algo pra fazer com as mãos enquanto assiste, como apertar uma bolinha anti-estresse, colorir, pintar as unhas, etc.
3. Tenha o básico para cozinhar
Se você só tem uma tábua, uma frigideira, e improvisa medidores, em algum momento você vai se ver com dificuldade de cozinhar um prato simples. Cozinhar qualquer coisa do início ao fim necessita alguns utensílios de cozinha, e você deve ter o suficiente. Quanto você precisa? Depende do que você gosta de comer e quanto quer cozinhar, mas tenha alguns básicos. Por exemplo, se você só tem uma tábua de cortar e vai fazer um frango grelhado e verduras, vai ter que lavar a tábua entre o frango e as verduras. Se você tem duas tábuas ganha empo. Parece algo pequeno, mas essas pequenas tarefas extras fazem com que muitas pessoas desistam, porque quando você quer comer… essas coisas parecem ser grandes.
Ok, agora que você tem a informação, o que fazer com isso?
1. Qual a sua meta?
Comece com uma meta. Só uma.
2. Sua cozinha está aliada com esse objetivo?
Vá na sua cozinha e dê uma olhada geral. Olhe pros balcões, pra geladeira, pros armários. Estes espaços estão organizados de forma a te ajudar a alcançar sua meta?
3. Faça as mudanças necessárias
Algumas pessoas jogam um monte de coisa fora e começam do zero, algumas incorporam mudanças aos poucos, e não tem certo e errado. O que funciona melhor pra você? O mais importante é dar passos para organizar sua cozinha de forma que você tenha mais chances de sucesso.
Opções práticas:
– Coloque as coisas mais tentadoras no freezer, ou em armários de difícil acesso
– Deixe frutas e verduras lavadas e picadas na geladeira, com acesso fácil
– Remova toda a comida dos balcões, ou deixe somente frutas à vista
– Tenha utensílios básicos para preparo de refeições simples (2 tábuas, algumas boas facas, uma frigideira e uma panela, tempeiros diversos, etc)
– Não se proíba de comer nenhuma comida, mas aquilo que te faz perder o controle… faça com que seja mais difícil de comer.
E lembre, você consegue!
Por hoje é só!
AK